Sistema Unicred

Existe no Brasil cerca de 1.106 cooperativas de crédito*, todas monitoradas e fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil. Formado por uma sociedade de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, sem fins lucrativos e não sujeita a falência. A cooperativa tem por objetivo propiciar crédito e prestar serviços de modo mais simples e vantajoso para seus cooperados. O Sistema Cooperativista, é administrada por seus próprios cooperados através do voto direto em assembléias, onde, dentre outras decisões, ocorre a eleição da Diretoria Executiva, o Conselho de Administração e Fiscal da Cooperativa.

Como o princípio básico do Cooperativismo prevê organizações que nascem a partir de uma determinada categoria profissional, esta singular nasceu para atender às necessidades da categoria Médica, em seguida estendeu seu quadro social para profissionais de nível superior da área de saúde de Natal e em 2010 ampliou o quadro social para profissionais e servidores da área jurídica. Inspiradas pela experiência positiva e vislumbrando as possibilidades e vantagens oferecidas pela filosofia do Cooperativismo, outras singulares foram sendo criadas pelo Brasil afora e hoje essas Cooperativas beneficiam associados de diversos ramos de atividade: Saúde, Servidores Públicos, Pequenos e Microempresários e Microempreendedores e Cooperativas de Livre Admissão.

O resultado do vertiginoso crescimento do Sistema cooperativista de crédito pode ser comprovado a partir de seus números atuais, R$ 180 bilhões em Ativos Totais e R$ 96 bilhões em Operações de Crédito**. As conquistas alcançadas até aqui continuam inspirando aqueles que acreditam no Cooperativismo.

*Dados do BACEN – fev/16
** Dados do BACEN – set/15